19 fevereiro, 2009

More posts!

Estava escutando Jason Reeves - “Someone Somewhere" quando lembrei que faz um tempão que não atualizo aqui.
Compramos pratos outro dia! Antes disso tínhamos dois do bruno emprestado. :)
Esse fim de semana assistimos a um filme (ou documentário) sobre as mumias lá no Imax, que é uma rede famosa que tem umas telas gigantescas que até deixam vc meio tonto, pq parece que vc tá lá dentro. Bem interessante.
Ainda estamos empacados no processo de tirar a carteira. Já buscamos o documento lá na embaixada, mas falta a coragem e o tempo do Rafa pra ir lá no "detran" fazer a prova.
Enquanto isso passeamos pelo winterlude em Ottawa e em Gatineau, vendo as esculturas no gelo e na neve.
Ah, e essa semana passada deve um bom aquecimento por aqui, chegando a +9C! Uma beleza! Depois voltou a esfriar, mas não vimos mais temperaturas bizarras abaixo de -20C. E essa subida de temperatura fez derreter boa parte da neve nas ruas e também as esculturas lá do festival. Ainda assim dá pra apreciar o que ainda tem, mas muitas delas perderam seus detalhes.
Coloco aqui algumas fotos do festival.
Ah, e hj o Barack veio aqui em Ottawa.Se quiser ver mais detalhes da imagem, basta clicar na mesma.

12 fevereiro, 2009

Moving

Pra que ainda não sabe, nos mudamos!
Agora estamos na nossa casinha, com os ônibus funcionando e com as nossas coisinhas fora das malas.
Isso tudo aconteceu nos últimos dias, desde sábado.
Ainda faltam muitas coisas, mas o começo já tá ótimo. :)
Mais detalhes virão futuramente!
Mandei fotos daqui pra algumas pessoas, e devo ter esquecido de várias. Quem quiser que eu mande, me manda email ou deixa um comentário.

11 fevereiro, 2009

Bruno

Solteiro, gente boa, quase canadense, trabalho fixo, casa própria e carro:

A procura de um calor humano (feminino) pra se aquecer nessas terras geladas.

06 fevereiro, 2009

Mais curiosidades sobre o trânsito

Em Ontário todo mundo que tem carro é obrigado a ter um seguro. E esse seguro deve cobrir pelo menos $200.000 de danos a terceiros, mas não precisa cobrir os danos ao seu carro. As leis são mais rigorosas mas, em compensação, as coisas parecem funcionar. Números indicam isso. Por exemplo: em 2004 foram registradas 799 fatalidades em acidentes de transito. No brasil, no mesmo ano, 6.119. Tá certo que o canadá tem 31.612.897 habitantes, enquanto que no Brasil tem 189.985.135 hab. Ainda assim não é proporcional, e imagina o Carnaval no brasil com gelo nas estradas.. :)

Pela lei, todo mundo tem que usar cinto de segurança, mesmo nos assentos traseiros. Se alguém não usa, quem é penalizado é a essa pessoa, e não o motorista. Também é permitido dirigir e usar o celular ao mesmo tempo, e dirigir com um certo nível de alcool no sangue (dependendo do tempo de carteira de mostorista que voce tiver).

Outra coisa interessante por aqui é que sempre é possível virar a direita mesmo que o sinal esteja fechado - a não ser que tenha alguma placa indicando isso. Também, e é muito estranho, é possível fazer conversão em U em quase todo lugar. Tipo no meio da rua vc encontra um carro virando.. É muito estranho. E quase todo cruzamento também é possível virar a esquerda. Muitas vezes tem uma faixa pra isso, mas, mesmo que não tenha, quase todo lugar pode.

E por fim, eu gostaria de acrescentar que toda placa (pelo menos aqui em Ottawa) tem escrito os dois idiomas.

04 fevereiro, 2009

Driving

Estamos em processo de tirar a carteira de motorista de Ontário. Por curiosidade, aqui parece que cada província tem sua própria carteira de motorista. Daí, se vc muda de província, tem que tirar a nova carteira, mas acho que pode meio que fazer uma transferência da sua.

No nosso caso, que viemos do Brasil, a carteira não é aceita aqui. Alguns países são - Alemanha, inglaterra, coréia de algum lugar, entre outros. Então devemos iniciar o processo meio que como qualquer outra pessoa. A única coisa que ainda vale da nossa carteira é o tempo de experiência de motorista.

Aqui, para dirigir um carro, existem 3 níveis de licença – G1, G2 e G. O primiero passo do processo é a prova escrita, como no Brasil. A prova fala sobre leis e sinais de transito. Se você passa na prova, ganha a G1. Ela é bem restrita, vc só pode andar com alguém que tem a G do lado, tem hora que não pode dirigir, etc. É a carteira de aprendizado. Depois de num sei quanto tempo vc pode fazer o teste de rua pra tirar a G2. A G2 ainda tem restriçoes (como não andar em rodovias), mas é bem mais livre. Depois que vc tem a G2, tem q passar um ano pra poder fazer o teste da G. A G é a que pode tudo.

Como nós dois temos 5 anos de experiência, conseguindo uma “tradução” da nossa carteira brasileira na embaixada, que nos custou quase 30 dolares cada, a gente consegue mostrar essa experiência e, com isso, fazer depois do teste escrito a prova pra G direto.

Estamos esperando ainda a tradução pela embaixada.