06 fevereiro, 2009

Mais curiosidades sobre o trânsito

Em Ontário todo mundo que tem carro é obrigado a ter um seguro. E esse seguro deve cobrir pelo menos $200.000 de danos a terceiros, mas não precisa cobrir os danos ao seu carro. As leis são mais rigorosas mas, em compensação, as coisas parecem funcionar. Números indicam isso. Por exemplo: em 2004 foram registradas 799 fatalidades em acidentes de transito. No brasil, no mesmo ano, 6.119. Tá certo que o canadá tem 31.612.897 habitantes, enquanto que no Brasil tem 189.985.135 hab. Ainda assim não é proporcional, e imagina o Carnaval no brasil com gelo nas estradas.. :)

Pela lei, todo mundo tem que usar cinto de segurança, mesmo nos assentos traseiros. Se alguém não usa, quem é penalizado é a essa pessoa, e não o motorista. Também é permitido dirigir e usar o celular ao mesmo tempo, e dirigir com um certo nível de alcool no sangue (dependendo do tempo de carteira de mostorista que voce tiver).

Outra coisa interessante por aqui é que sempre é possível virar a direita mesmo que o sinal esteja fechado - a não ser que tenha alguma placa indicando isso. Também, e é muito estranho, é possível fazer conversão em U em quase todo lugar. Tipo no meio da rua vc encontra um carro virando.. É muito estranho. E quase todo cruzamento também é possível virar a esquerda. Muitas vezes tem uma faixa pra isso, mas, mesmo que não tenha, quase todo lugar pode.

E por fim, eu gostaria de acrescentar que toda placa (pelo menos aqui em Ottawa) tem escrito os dois idiomas.

Um comentário:

hugoloru disse...

cadê o kaskébi?