Finalmente o primeiro official post desse blog.
Chegamos no Canadá!
Para aqueles que não sabem de toda a história, aqui vai uma breve passada pelos fatos.
O Rafa recebeu uma proposta aí dessa empresa no Canadá, daí essa empresa tem que entrar com um pedido pro governo canadense pra tirar esse documento chamado LMO. Esse documento permite a empresa trazer o Rafael pra trabalhar no Canadá, pois ela mostrou que ele é importante pra esse papel e a empresa não conseguiu nenhum canadense pra ocupar a vaga.
Depois que esse documento chega pra nós no Brasil, podemos entrar com o pedido do visto no consulado lá em São Paulo. Pra entrar com o pedido de visto* tem que ter passaporte, uma carrada de documento e uns formulários preenchidos. Já tinhamos tudo isso pronto quando chegou o LMO, daí enviamos pro despachante que se encarregou de fazer o resto. Aproximadamente 20 dias depois de termos mandado os documentos pro despachante, chegou um pedido de exames médicos. Isso consistia de ir num médico autorizado (existe uma lista, e são poucos espalhados pelo Brasil), esse médico fazia umas perguntas sobre doenças, histórico de algumas doenças na família, via se vc enxergava direitinho, dentre outras cosias. No final ele passava um pedido de exame de urina, exame anti-hiv e sífilis e um raio-x do pulmão (tem a ver com tuberculose). Fizemos os exames logo que possível e entregamos ao médico. Ele manda esses exames lá pra Trinidad e Tobago, que faz uma análise de tudo e manda a resposta ao consulado dizendo se vc é ou não "um perigo" pros canadenses. Daí o visto saí logo em seguida.
O processo todo demorou mais ou menos 3 meses. E o que mais demorou foi o processo do LMO.
Nesse tempo saímos dos nosso trabalhos, visitamos as famílias e fechamos o ap. Nisso deixamos um monte de coisas nas casas das nossas famílias, doamos muitas outras e ainda trouxemos 6 malas de coisas!
Demos uma passeadinha na casa dos nossos irmãos, que foram as férias que tiramos. E quando voltamos dessas férias, no dia seguinte estávamos embarcando pro Canadá!
Chegamos por Toronto, e a imigração foi incrivelmente rápida. Deve ter durado uns 10 min. Só o tempo necessário pro carinha olhar o visto, escrever alguma coisa no computador e mandar imprimir um papel (autorização de trabalho) e grampear no passaporte. Ah! Uma coisa muito legal foi que ganhamos um presentão da AirCanada - tivemos um upgrade pra classe executiva!
Depois voamos pra ottawa e o Bruno foi buscar a gente no aeroporto. Das seis malas que despachamos, chegaram cinco. Uma semana depois a 6a mala estava com a gente, tudo certinho com ela.
Estamos hospedados na casa do Bruno, que é muito "gemütlich" e fica numa região bem bonitinha, ao sul da cidade. E nem estava tão frio quando chegamos. Tipo por volta dos -10C. Um tempo depois pegamos uns -19.. aí sim dava pra sentir a cara congelando rapidamente.
Até agora tem sido tudo muito tranquilo. Só uma coisa muito ruim aqui é que os motoristas de onibus estão em greve. Daí não tem transporte público, e quem não tem carro fica em casa! O Bruno tem carro, então termina que a gente sai pra fazer algumas coisas. Ele viajou pro Brasil por uns 10 dias, e ficamos esse tempo meio sem ter muito o que fazer. O Rafa ia de carona pro trabalho e a Bruna ficava em casa mesmo. Alguns dias a gente se aventurou e foi a duas regiões comerciais que ficavam uns 30 min a pé. O "aventurou" é porque que a gente veste aquele monte de roupa, é frio pra caramba e a gente fica pisando na neve, que muitas vezes é bem escorregadio.
Desde que chegamos já pegamos uma tempestade de neve, que nevou tipo quase 24h seguidas. Mas a neve não caia tão forte. E deu pra subir uns 20cm de neve no chão.
Enquanto o Bruno esteve fora, alugamos um carro por uns 3 dias pra passear pela cidade, fazer algumas compras , conhecer algumas regiões e saber onde é melhor pra morar. Tem regioes muito bonitas aqui.
Já temos uma idéia de onde queremos morar, agora falta achar um lugar bom e barato! O aluguel aqui é caro, se comparar com o brasil. E outra coisa interessante é que devido a taxas muito baixas, vale a pena comprar um apartamento que alugar. E também é muito fácil vender o imóvel. Daí é o que mais acontece por aqui. A gente, que chegou agora, não pode comprar as coisas assim, porque não temos histórico de crédito no país. Só teremos depois de um ano morando aqui.
Esse semana aqui vai ficar muito frio. Hoje cedo estava fazendo -26C e com o vento a sensação térmica caía pra -39C. Aqui é bem importante sempre olhar a previsão do tempo pra tomar cuidado com essas cosias. Sempre tem aviso no jornal quando vai ter tempestade ou quando a temperatura cai bastante.
É isso por enquanto. Esse primeiro post tá enorme! Tínhamos que acabar com a inércia e começar a escrever finalmente.
Fotos virão em breve!
*Praticamente todas as informações sobre os vistos do Canadá podem ser encontradas facilmente no site: www.cic.cg.ca