02 março, 2009

Sugar Bush

Já é março! Daqui a pouco é natal..

No último dia do mês passado fomos a uma fazenda de maple. É o tal do Sugar Bush - "floresta" que é explorada pra fabricar o maple syrup. Esse negócio é bem típico daqui, que é tipo um "mel" da árvore. É bem comum comer isso por aqui com panquecas e waffles.
Não tivemos a oportunidade de ver o processo de retirada da seiva, mas o cara lá explicou que os melhores dias são aqueles onde a noite fica abaixo de 0C e durante o dia vai pra cima de 0C.
Aí ao lado vcs podem ver uma foto do processo.
Parece que pra se fazer um litro de maple syrup precisa de 40l da seiva. E por isso o produto não é tão barato. Além disso, só essa época (começo da primavera) que se extrai a seiva.
A gente foi lá porque é bem comum as fazendas oferecerem um café da manhã típico, excelente pra quem tem baixo colesterol (como diz um amigo nosso). A gente tinha as opcões: panqueca, feijão, ovo, pururuca, presunto, leite, chá, pão com manteiga, café e muito syrup pra colocar onde quisesse. E eu nem gostava muito do syrup que vc arruma por aí no supermercado ou no mcDonalds. Mas esse... Delicioso!
Além do café da manhã, as fazendas oferecem um passeio de trenó pelo meio da floresta e você pode ver todo o processo pra fazer o syrup. Quando a gente foi estava muito frio, então não tivemos essas opções. foi só a comida mesmo.. Mas estava muuuito bom!

Quem levou a gente foi um amigo brasileiro daqui, o Julio. E lá conhecemos mais gente, amigos dele.
A viagem durou 1:30 pra chegar lá. Era em quebec, mas só do outro lado do rio. E fomos por um caminho onde atravessamos o rio de balsa. Muito legal. Onde a balsa passava não estava congelado.

Site da fazenda que visitamos:
http://www.cheztimousse.com/

Um comentário:

Sócrates Segundo disse...

heheeh!!! Parece bom T__T quando eu for vizitar vcs...algum dia na vida lascada, quero ser recebido com esse ''mel'' hehehe olha lá em... xD....e adorei as esculturas de gelo, a vovó tinha me falado desse festival, parece ser muito massa T__T quero morar num lugar com gelo tambeeemm T__T tudo que eu vi foi escultura de argila LOL te+ =p a sim, logo logo estarei umpouquinho mais perto dai ^^ hohohoho