Well.. that's all for today.
30 novembro, 2009
Long time no see
Well.. that's all for today.
24 março, 2009
Sotaques
Desde que fui para a faculdade - me internei no alojamento junto com pessoas do vários lugares do Brasil - acho interessante os diferentes sotaques dos lugares. Confesso que, antes de começarmos a pesquisar coisas sobre o Canadá, não sabia nada sobre o sotaque das pessoas daqui. A única coisa que tinha ouvido falar sobre isso foi no South Park, em que os personagens canadenses falavam a palavra inglesa about como "abut", ao invés do natural "abaut".
Desde que chegamos, eu consigo perceber poucas coisas diferentes sobre o sotaque daqui. A principal, é em relação ao som das palavras que têm out (como about, without, etc). Os canadenses não falam, mesmo, "aut" e sim "out" como leríamos em português, mesmo. Um exemplo disso pode ser visto nessa propaganda, em que o cara fala: "slides in, slides out".
A propaganda, aliás, é horrível como a maioria das propagandas aqui. Mas isso é assunto pra outro post...
22 março, 2009
Spring!
Uma das definições de primavera é que começa no dia 20 de março (Vernal Equinox de 2009).
Ainda tem bastante gelo pelas ruas, mas já não parece o mesmo lugar que chegamos no final de dezembro.. Agora dá pra ver muita grama (amarela ainda), ouvimos o canto dos passarinhos, esquilos na rua e nas árvores são bem mais freqüentes. Ah, outro dia passamos perto do canal e tinha uma área cheia (lotada mesmo) de patos! Engraçado que eu já tinha visto umas "esculturas" desse pato aí, mas nunca de verdade.
As temperaturas estão bem mais agradáveis e é bem gostoso passear nas ruas por aqui.
Outro dias fomos ao centro da cidade, passear no famoso "Market". Por lá encontram-se vários cafés, museus, lojinhas, restaurantes, dentre várias outras coisas que se pode esperar de um "centro". E é bem bonitinho.
O que estou contando agora são apenas algumas observações, mas que com certeza serão aprimoradas com o tempo. Assim, mais tarde escrevo mais!
15 março, 2009
Snowshoeing Mud Lake
Essa foto aí abaixo mostra uma idéia do caminho que fizemos. Mas, diferentemente da foto, estava tudo branquinho de neve no chão.
Depois saímos dessa região e fomos pra beira do rio, logo alí do lado, onde tem o 'X' amarelo. De lá assistimos a um lindo por-do-sol. Fotos abaixo.
11 março, 2009
09 março, 2009
There's no place like Ontario
Por sinal, esse fim de semana foi bem agradável e pudemos sair só de moleton. A neve das ruas e calçadas derreteu, e deu pra ver a grama toda amarela.
Hoje já nevou de novo, e tá tudo meio branquinho. Mas daqui pra frente a tendência é esquentar mais. :)
Pra quem não sabe, Ottawa é a capital do país e fica na província de Ontario. Nessa província também fica Toronto e Niagara Falls, dentre outras cidades que a maioria das pessoas não ouviu falar.
De uma forma geral, o país tem diversas atrações turísticas, principalmente as naturais. E Ontario tem várias.. Tem uma propaganda que sempre passa na TV (de iniciativa do governo), que deixa a música na sua cabeça, é bem bonitinha e mostra coisas da região. Eu achei no youtube e descobri que tem várias outras do mesmo tipo, cantada por outros artistas. Deve ser tipo a propaganda de final de ano da Globo. rs
O que eu assisto sempre é:
Quem estiver interessado em fazer turismo por aqui, ou for curioso, o site é http://ontariotravel.net/
05 março, 2009
Weather
Na semana passada o dia todo fez temperaturas perto de 0C e daí quando foi umas 5 da tarde começo a esfriar e chegou a cair 4C em uma hora. Eu estava saindo de casa nessa tarde, daí vi que estava chovendo. Peguei o guardachuva (é assim a nova grafia do português?) e fui pro ponto de ônibus. Daí percebi que não estava molhando, e quando olhei pro chão os pingos de chuva "quicavam". Era um monte de bolinha de gelo pequenininha, que da janela parece chuva. E também ventava muito. Desci no meu ponto final e 30 min depois eu encontrei com o Rafa, que contou que no caminho ele viu começar a nevar e a neve que caia era "gigante" (mais de 2cm de diâmetro - cards..). E depois diminuiu.
Quando voltamos pra casa já estava bem frio. E a temperatura continuou caindo pela madrugada.
O problema dessas quedas de temperatura, ainda mais quando chove, é que a água congela! Daí vc não consegue abrir a porta do carro, a rua fica escorregadia, etc. E o gelo, diferente da neve, é difícil de tirar.
A temperatura essa semana sobe, mas tb vem chuva.. Tomara que não congele! :)
02 março, 2009
Sugar Bush
No último dia do mês passado fomos a uma fazenda de maple. É o tal do Sugar Bush - "floresta" que é explorada pra fabricar o maple syrup. Esse negócio é bem típico daqui, que é tipo um "mel" da árvore. É bem comum comer isso por aqui com panquecas e waffles.
Não tivemos a oportunidade de ver o processo de retirada da seiva, mas o cara lá explicou que os melhores dias são aqueles onde a noite fica abaixo de 0C e durante o dia vai pra cima de 0C.
Aí ao lado vcs podem ver uma foto do processo.
Parece que pra se fazer um litro de maple syrup precisa de 40l da seiva. E por isso o produto não é tão barato. Além disso, só essa época (começo da primavera) que se extrai a seiva.
A gente foi lá porque é bem comum as fazendas oferecerem um café da manhã típico, excelente pra quem tem baixo colesterol (como diz um amigo nosso). A gente tinha as opcões: panqueca, feijão, ovo, pururuca, presunto, leite, chá, pão com manteiga, café e muito syrup pra colocar onde quisesse. E eu nem gostava muito do syrup que vc arruma por aí no supermercado ou no mcDonalds. Mas esse... Delicioso!
Além do café da manhã, as fazendas oferecem um passeio de trenó pelo meio da floresta e você pode ver todo o processo pra fazer o syrup. Quando a gente foi estava muito frio, então não tivemos essas opções. foi só a comida mesmo.. Mas estava muuuito bom!
Quem levou a gente foi um amigo brasileiro daqui, o Julio. E lá conhecemos mais gente, amigos dele.
A viagem durou 1:30 pra chegar lá. Era em quebec, mas só do outro lado do rio. E fomos por um caminho onde atravessamos o rio de balsa. Muito legal. Onde a balsa passava não estava congelado.
Site da fazenda que visitamos:
http://www.cheztimousse.com/
19 fevereiro, 2009
More posts!
Compramos pratos outro dia! Antes disso tínhamos dois do bruno emprestado. :)
Esse fim de semana assistimos a um filme (ou documentário) sobre as mumias lá no Imax, que é uma rede famosa que tem umas telas gigantescas que até deixam vc meio tonto, pq parece que vc tá lá dentro. Bem interessante.
Ainda estamos empacados no processo de tirar a carteira. Já buscamos o documento lá na embaixada, mas falta a coragem e o tempo do Rafa pra ir lá no "detran" fazer a prova.
Enquanto isso passeamos pelo winterlude em Ottawa e em Gatineau, vendo as esculturas no gelo e na neve.
Ah, e essa semana passada deve um bom aquecimento por aqui, chegando a +9C! Uma beleza! Depois voltou a esfriar, mas não vimos mais temperaturas bizarras abaixo de -20C. E essa subida de temperatura fez derreter boa parte da neve nas ruas e também as esculturas lá do festival. Ainda assim dá pra apreciar o que ainda tem, mas muitas delas perderam seus detalhes.
Coloco aqui algumas fotos do festival.
Ah, e hj o Barack veio aqui em Ottawa.Se quiser ver mais detalhes da imagem, basta clicar na mesma.
12 fevereiro, 2009
Moving
Agora estamos na nossa casinha, com os ônibus funcionando e com as nossas coisinhas fora das malas.
Isso tudo aconteceu nos últimos dias, desde sábado.
Ainda faltam muitas coisas, mas o começo já tá ótimo. :)
Mais detalhes virão futuramente!
Mandei fotos daqui pra algumas pessoas, e devo ter esquecido de várias. Quem quiser que eu mande, me manda email ou deixa um comentário.
11 fevereiro, 2009
06 fevereiro, 2009
Mais curiosidades sobre o trânsito
Pela lei, todo mundo tem que usar cinto de segurança, mesmo nos assentos traseiros. Se alguém não usa, quem é penalizado é a essa pessoa, e não o motorista. Também é permitido dirigir e usar o celular ao mesmo tempo, e dirigir com um certo nível de alcool no sangue (dependendo do tempo de carteira de mostorista que voce tiver).
Outra coisa interessante por aqui é que sempre é possível virar a direita mesmo que o sinal esteja fechado - a não ser que tenha alguma placa indicando isso. Também, e é muito estranho, é possível fazer conversão em U em quase todo lugar. Tipo no meio da rua vc encontra um carro virando.. É muito estranho. E quase todo cruzamento também é possível virar a esquerda. Muitas vezes tem uma faixa pra isso, mas, mesmo que não tenha, quase todo lugar pode.
E por fim, eu gostaria de acrescentar que toda placa (pelo menos aqui em Ottawa) tem escrito os dois idiomas.
04 fevereiro, 2009
Driving
No nosso caso, que viemos do Brasil, a carteira não é aceita aqui. Alguns países são - Alemanha, inglaterra, coréia de algum lugar, entre outros. Então devemos iniciar o processo meio que como qualquer outra pessoa. A única coisa que ainda vale da nossa carteira é o tempo de experiência de motorista.
Aqui, para dirigir um carro, existem 3 níveis de licença – G1, G2 e G. O primiero passo do processo é a prova escrita, como no Brasil. A prova fala sobre leis e sinais de transito. Se você passa na prova, ganha a G1. Ela é bem restrita, vc só pode andar com alguém que tem a G do lado, tem hora que não pode dirigir, etc. É a carteira de aprendizado. Depois de num sei quanto tempo vc pode fazer o teste de rua pra tirar a G2. A G2 ainda tem restriçoes (como não andar em rodovias), mas é bem mais livre. Depois que vc tem a G2, tem q passar um ano pra poder fazer o teste da G. A G é a que pode tudo.
Como nós dois temos 5 anos de experiência, conseguindo uma “tradução” da nossa carteira brasileira na embaixada, que nos custou quase 30 dolares cada, a gente consegue mostrar essa experiência e, com isso, fazer depois do teste escrito a prova pra G direto.
Estamos esperando ainda a tradução pela embaixada.
30 janeiro, 2009
Novo Layout
como podem observar, estou mudando o layout do blog.
Ainda não sei o que fazer com a foto do header (cabeçalho), mas estou trabalhando nisso.
Sugestões são bem vindas!
29 janeiro, 2009
Strike Over!
Essa história da greve daria um post enorme, explicando o que tem acontecido e os motivos. Mas sugou escrever.. o que importa é que acabou!
Notícia do jornal há 5 min.
OTTAWA — With the imminent threat of federal legislation hanging over their heads, the city and its transit union reached an agreement Thursday evening to send all the outstanding issues in the seven-week OC Transpo strike to binding arbitration.
The strike by 2,300 members of Amalgamated Transit Union Local 279 is over immediately.
At a news conference in Mayor Larry O'Brien's office, Mr. O'Brien and union officials André Cornellier and Randy Graham came together to announce that with federal back-to-work legislation seeming inevitable, they decided it was in the interests of Ottawa residents to come to an agreement and get the buses rolling again.
Asked why Ottawa residents had to go through 51 days of suffering before this, they said an agreement simply couldn't be reached without the threat of legislation.
Sleep Well
É nossa primeira grande aquisição aqui. Passamos esse fds olhando isso, e aproveitamos que tinham umas lojas em promoção. Na nossa promoção compramos o colchão pelo preço normal, mas não pagamos o imposto (tax – tudo aqui tem imposto, que é bem alto e normalmente não está incluído no preço mostrado), ainda ganhamos 2 travesseiros, a moldura (pro box não ficar no chão) e uma capa protetora aí que dobra a garantia do colchão (10 anos).
Essa história de comprar colchão é bem divertida. Você vai na loja e se deita! O suga é que tem tanto colchão tão gostoso que fica difícil decidir.
Numa das lojas que olhamos, chamada The Brick, tinha tudo de household (o que você coloca dentro da casa) pra vender. Daí tinham 2 cadeiras de massagem que experimentamos. Não dá vontade de sair nunca mais de lá! E nem parece que é uma máquina fazendo. É sem noção de bom! O preço é um pouco alto, mas isso há de existir na nossa casa em algum momento da nossa vida! :)
Depois dessa boa massagem, o bruno deitou num dos colchões que estávamos pensando em comprar, pra nos ajudar a decidir. Enquanto isso, eu e o Rafa ficamos olhando outras coisas e, quando voltamos, o bruno estava num sono profundo! Deu até pena de acordá-lo.
No outro dia fomos ainda em mais uma loja e, enquanto nos decidíamos, o bruno ficou deitado numa poltrona a nos esperar. E advinha o que aconteceu? Ele dormiu de novo! Quando fomos chamá-lo e saímos andando pela loja, os vendedores ficavam cumprimentando ele, perguntando se ele tinha dormido bem.. hehe. A gente sugeriu que ele mudasse de profissão pra “degustador de colchões” ou “garoto propaganda”. Acho que ele ia se dar bem nisso.
28 janeiro, 2009
Reuniãozinha
Na sexta passada o bruno chamou uma galera pra vir aqui na casa dele. O pessoal comecou a chegar perto das 18, e acho que os últimos foram embora depois de 00.
Todo mundo que veio era canadense. Tinha um que dava pra ver as raízes latinas, e parece que os pais dele são da Guatemala, mas ele nasceu aqui.
A reunião era só pra o pessoal ficar por aqui batendo papo mesmo e jogando wii. A gente comprou uns refrigerantes e batatas chips, e praticamente todo mundo que aparecia trazia comida. Alguns trouxeram caixas de guloseimas do Tim Hortons (uma rede tipo Starbucks daqui do Canadá), outros trouxeram pizza, outros cookies.
Uma coisa bem bizarra que a gente achou é que tinha uma french-canadian e 2 amigas, que não sei se eram também, mas falavam frances quebecois tb. Era muito estranho pq elas começavam a falar em frances, a outra respondia em ingles e as vezes também falavam os dois na mesma sentença. Muito esquisito. E o francês deles é muito estranho, bem diferente do que a gente ouve da França (até onde vai meu vasto conhecimento.. hehe).
22 janeiro, 2009
Foto do Cabeçalho
:)
Parece de mentira.
Home
O aluguel aqui costumeiramente é feito sob contrato de 1 ano, então ficaremos neste lugar por pelo menos esse tempo. O lugar fica meio pro norte e meio pro oeste da cidade. Assim, ficamos mais ou menos a 15 min do centro, 20 min da casa do Bruno, 15 min do atual lugar da empresa do Rafa e 15 min de Kanata. A empresa do Rafa provavelmente mudará pra lá (Kanata) esse ano e nessa pequena cidade (tipo subúrbio daqui) tem infinitas empresas de tecnologia. A bruna provavelmente deve arrumar algo pra trabalhar lá (we hope so). Como estamos chegando agora, esse lugar que arrumamos parece ser um bom lugar. Além disso, fica bem perto de um shopping médio que tem grocery e outras coisas úteis. Também tem um Walmart bem perto (como fala em inglês – walking distance). Também tem um ponto de ônibus perto e tipo um terminal com várias linhas perto. Acho que vai dar pra gente se virar bem no começo por lá.
O nosso novo lar é uma casinha de dois andares independentes, e alugamos o de cima. Tem um quintal (que agora só dá pra ver neve) que o Bruno disse que a gente vai fazer muito churrasco por lá. E fica perto do Ottawa River, onde tem uma passarela pra caminhar que vai até o centro (tipo a volta da jurema! Hehehe).
Eu estou falando assim e parece o maior bizu do mundo! Hahaha. Nem sabemos se é não. Já disseram uns bizuleus pra gente sobre lá, mas, como todo lugar tem bizus e bizuleus, esse a gente achou que dava pra agasalhar os bizuleus e os bizus eram muito bizus! (legal esse parágrafo, cheio de informação bem explicada!)
A gente pode sair da casa do Bruno lá pro começo de fevereiro (dia 1 ou 2), que é quando a mulher pode entregar o ap. Ah, e os proprietários – um casal – moram bem perto, tipo dois quarteirões, daí eles dizem que qualquer problema eles já tentam resolver logo.
O apartamento parece estar bem arrumadinho e conservado. De todos que visitamos esse pareceu ser o com as coisas em melhor estado (fogão, armários, etc).
De qualquer forma, não sabemos quando nos mudaremos já que com essa greve de ônibus não dá pro Rafa ficar indo pro trabalho todo dia. Devemos ir nos mudando aos pouquinhos. Até também nem temos muitas coisas, daí a casa ia ficar muito chata, tendo que sentar no chão, sem tv e internet! Mas internet deve ser uma das primeiras coisas a serem providenciadas, assim como um bom colchão (1 mês de colchão de ar é suficiente).
20 janeiro, 2009
Nota
Novos amigos
esse domingo fomos à casa de um amigo inteano! Ele chamou a gente prum brunch na casa dele e convidou outros iteanos que estão morando por aqui. Tinha um 76, um 78, um 98 um 04 e uma 07. Todos são casados com brasileiras. A reunião foi na casa do 98. Ainda faltaram 2 outros.
O Wladimir veio buscar a gente aqui e o Julio nos trouxe de volta. Comemos waffles e conversamos bastante. O pessoal foi bem atencioso, passando bizus sobre as coisas por aqui. Foi uma tarde bem divertida!
16 janeiro, 2009
Rideau Canal Skateway
Tem várias opções de coisas pra fazer como pequenos eventos promovidos em cada bairro (as comunidades que tem por aqui), cursos de tudo que você imaginar, têm várias piscinas públicas (aquecidas, claro), tem atividades voluntárias nos fds, e tem o Canal!
Com o inverno o Canal Rideau (que significa cortina em francês - num tem nada a ver, é só que a Fernanda me ensinou isso outro dia) congela. Daí o pessoalzinho aqui testa a qualidade do gelo e vai abrindo o Canal pro pessoal aqui patinar! As lojas de esportes ficam sempre cheias, e você consegue comprar um patins por $40.
O Canal é a maior pista de patinação do mundo. Se não me engano são 7.8km de pista, quando o canal está todo aberto. No comecinho do mês, quando inauguraram a pista desse inverno, começaram com 2km.
Outra coisa legal é que pelas redondezas do Canal acontece o Winterlude. Tipo um festivalzinho, que vai do dia 6 a 22 de fevereiro. Uma mulherzinha duma loja um dia puxou assunto com a gente disse que é muito legal e que todo mundo vai. Parece que tem apresentações musicais, aulas gratuitas de patinação e mais um monte de coisas genéricas pra divertir a família! :)
Ah, e no dia que teve sensação térmica de -39C (a temperatura estava por volta dos -26C), tinha muita gente patinando! Mas eram os mais doidinhos, que diziam que as condições do gelo nessa temperatura são excelentes. E eles se vestem bem pra isso, tipo na foto a seguir.
14 janeiro, 2009
Wind Chill
Environment Canada has issued a wind chill warning for the Ottawa area as extreme cold and a brisk west wind combine for dangerously cold conditions Wednesday morning.
At 8 a.m., the temperature in Ottawa was -26 C and the wind chill -39 C.
The windchill is expected to ease later in the morning as the wind dies down and the rising sun provides some warmth. In such extreme conditions, exposed skin can freeze in as little as five minutes.
Wednesday is expected to be sunny with a high of -19 C. Clouds will roll in later in the day and the low Wednesday night will fall to – 29C.
Thursday should be sunny with a high of -20 C.
“Hi everybody”!
Chegamos no Canadá!
Para aqueles que não sabem de toda a história, aqui vai uma breve passada pelos fatos.
O Rafa recebeu uma proposta aí dessa empresa no Canadá, daí essa empresa tem que entrar com um pedido pro governo canadense pra tirar esse documento chamado LMO. Esse documento permite a empresa trazer o Rafael pra trabalhar no Canadá, pois ela mostrou que ele é importante pra esse papel e a empresa não conseguiu nenhum canadense pra ocupar a vaga.
Depois que esse documento chega pra nós no Brasil, podemos entrar com o pedido do visto no consulado lá em São Paulo. Pra entrar com o pedido de visto* tem que ter passaporte, uma carrada de documento e uns formulários preenchidos. Já tinhamos tudo isso pronto quando chegou o LMO, daí enviamos pro despachante que se encarregou de fazer o resto. Aproximadamente 20 dias depois de termos mandado os documentos pro despachante, chegou um pedido de exames médicos. Isso consistia de ir num médico autorizado (existe uma lista, e são poucos espalhados pelo Brasil), esse médico fazia umas perguntas sobre doenças, histórico de algumas doenças na família, via se vc enxergava direitinho, dentre outras cosias. No final ele passava um pedido de exame de urina, exame anti-hiv e sífilis e um raio-x do pulmão (tem a ver com tuberculose). Fizemos os exames logo que possível e entregamos ao médico. Ele manda esses exames lá pra Trinidad e Tobago, que faz uma análise de tudo e manda a resposta ao consulado dizendo se vc é ou não "um perigo" pros canadenses. Daí o visto saí logo em seguida.
O processo todo demorou mais ou menos 3 meses. E o que mais demorou foi o processo do LMO.
Nesse tempo saímos dos nosso trabalhos, visitamos as famílias e fechamos o ap. Nisso deixamos um monte de coisas nas casas das nossas famílias, doamos muitas outras e ainda trouxemos 6 malas de coisas!
Demos uma passeadinha na casa dos nossos irmãos, que foram as férias que tiramos. E quando voltamos dessas férias, no dia seguinte estávamos embarcando pro Canadá!
Chegamos por Toronto, e a imigração foi incrivelmente rápida. Deve ter durado uns 10 min. Só o tempo necessário pro carinha olhar o visto, escrever alguma coisa no computador e mandar imprimir um papel (autorização de trabalho) e grampear no passaporte. Ah! Uma coisa muito legal foi que ganhamos um presentão da AirCanada - tivemos um upgrade pra classe executiva!
Depois voamos pra ottawa e o Bruno foi buscar a gente no aeroporto. Das seis malas que despachamos, chegaram cinco. Uma semana depois a 6a mala estava com a gente, tudo certinho com ela.
Estamos hospedados na casa do Bruno, que é muito "gemütlich" e fica numa região bem bonitinha, ao sul da cidade. E nem estava tão frio quando chegamos. Tipo por volta dos -10C. Um tempo depois pegamos uns -19.. aí sim dava pra sentir a cara congelando rapidamente.
Até agora tem sido tudo muito tranquilo. Só uma coisa muito ruim aqui é que os motoristas de onibus estão em greve. Daí não tem transporte público, e quem não tem carro fica em casa! O Bruno tem carro, então termina que a gente sai pra fazer algumas coisas. Ele viajou pro Brasil por uns 10 dias, e ficamos esse tempo meio sem ter muito o que fazer. O Rafa ia de carona pro trabalho e a Bruna ficava em casa mesmo. Alguns dias a gente se aventurou e foi a duas regiões comerciais que ficavam uns 30 min a pé. O "aventurou" é porque que a gente veste aquele monte de roupa, é frio pra caramba e a gente fica pisando na neve, que muitas vezes é bem escorregadio.
Desde que chegamos já pegamos uma tempestade de neve, que nevou tipo quase 24h seguidas. Mas a neve não caia tão forte. E deu pra subir uns 20cm de neve no chão.
Enquanto o Bruno esteve fora, alugamos um carro por uns 3 dias pra passear pela cidade, fazer algumas compras , conhecer algumas regiões e saber onde é melhor pra morar. Tem regioes muito bonitas aqui.
Já temos uma idéia de onde queremos morar, agora falta achar um lugar bom e barato! O aluguel aqui é caro, se comparar com o brasil. E outra coisa interessante é que devido a taxas muito baixas, vale a pena comprar um apartamento que alugar. E também é muito fácil vender o imóvel. Daí é o que mais acontece por aqui. A gente, que chegou agora, não pode comprar as coisas assim, porque não temos histórico de crédito no país. Só teremos depois de um ano morando aqui.
Esse semana aqui vai ficar muito frio. Hoje cedo estava fazendo -26C e com o vento a sensação térmica caía pra -39C. Aqui é bem importante sempre olhar a previsão do tempo pra tomar cuidado com essas cosias. Sempre tem aviso no jornal quando vai ter tempestade ou quando a temperatura cai bastante.
É isso por enquanto. Esse primeiro post tá enorme! Tínhamos que acabar com a inércia e começar a escrever finalmente.
Fotos virão em breve!
*Praticamente todas as informações sobre os vistos do Canadá podem ser encontradas facilmente no site: www.cic.cg.ca